O limite da Internet 3G

janeiro 12, 2010

No Brasil, as empresas de telefonia celular encontram um paraíso para deitar e rolar em cima dos clientes. Planos com valores elevados, poucos benefícios e descontos pífios em aparelhos.

Como se não bastasse isso, agora com a popularização dos aparelhos com recursos para acessar a internet em banda larga pelo celular através da tecnologia 3G podemos ver uma “briga” das operadoras para oferecer o “melhor” plano de Internet 3G.

Muitos não prestam a atenção para as letras miúdas dos contratos. Abaixo estão trechos retirados dos próprios site das operadoras mostrando os limites das conexões 3G que cada uma oferece:

  • Claro: A CLARO garante o mínimo de 10% (dez por cento) da velocidade nominal contratada. O cliente que exceder a franquia de 1GB poderá ter, a exclusivo critério da Claro, sua velocidade reduzida para 128 Kbps até o faturamento de sua próxima franquia quando sua velocidade será restabelecida para a velocidade contratada.
  • Tim: Para todos os Pacotes após o consumo de 1GB, a TIM poderá, a seu exclusivo critério, reduzir a velocidade até o período de faturamento subseqüente.
  • Vivo: No Vivo Internet Ilimitado, a velocidade de conexão será reduzida até 128kbps ao atingir 2048MB (2GB) de dados trafegados dentro do período da conta mensal. Ao iniciar um novo período da conta, a velocidade voltará ao normal.

Ou seja, as três operadoras acima vendem um pacote que oferece menos do que o anunciado. Destaque especial para a Tim e para a Vivo que nomeiam os pacotes de Ilimitado e colocam claramente limites. A única com mérito nesse caso é a Oi que vende os pacotes baseados nos dados trafegados.

O problema sempre é monitorar os dados trafegados. Não é intuitívo e muito menos prático. As operadoras precisavam tomar um pouco de vergonha na cara e serem mais claras ao venderem seus produtos.

Deixe um comentário